LOJA

ORQUESTRA JAZZ DE MATOSINHOS & CHRIS CHEEK
FAROL: MÚSICA DE CARLOS AZEVEDO
CARA · 2024
47 FAROL

Comprar

O Charme Discreto, Sofisticado e Audível do Jazz

Notas breves dirigidas ao trabalho criativo de Carlos Azevedo


O jazz, como todos sabemos, é uma figura com muitos rostos. Quando dele nos aproximamos, torna‑se quase impossível senti‑ lo sem lhe oferecermos uma silhueta humana. O disco que agora nos chega às mãos confirma este dizer e evidencia ‑ eis a boa nova ‑ o recorte fino da figura singular do Carlos Azevedo, enquanto compositor, orquestrador e editor.


Estamos perante uma acção múltipla, uma espécie de quatro‑em‑um, onde um disco é sempre mais do que aquilo que dele ouvimos, e uma demanda dirigida a um objecto jazzístico de quatro faces, beliscado pela riqueza técnico‑composicional e pelo arrojo estético do fazer artesanal e artístico do seu autor.

Importa dizer que este trabalho consiste numa prática apurada de longa distância e bem amadurecida, onde nada escapa ao pormenor, ao detalhe e à minúcia – há quem diga que os demiurgos se manifestam, quase sempre, nos pequenos pormenores – trabalho esse, percorrido historicamente entre 2003 e 2024, e que nos é agora apresentado pelo ânimo da Orquestra Jazz de Matosinhos em fazer memória do gesto inventivo de um dos seus mais hábeis e férteis colaboradores.


Memória e ressonância expressa, como se de uma serigrafia sonora se tratasse, em quatro episódios, ou estilhaços sonoros ‑ “BJO”; “Farol”; “Does It Matter” e “XXL2” – que ilustram muito bem, e fazem encadear ainda melhor os articuladores de sentido que constituem a nuvem criativa donde é oriundo o seu mentor.


Ao aproximarmo‑nos dela, apercebemo‑nos que existem elementos comuns aos episódios e que têm origem no seu charme composicional sofisticado, na delicada atmosfera contemporânea resultante da complexidade harmónica perpetrada, nas criações melódicas intensamente “orelhudas”, e na integração perfeita do espaço/tempo dado às improvisações, lugar esse onde a figura de Chris Cheek ganha protagonismo.


Uma outra sobreposição evidente neste registo, e possível de idear aqui, é a presença notória de um apuro composicional tão fino que só pode advir de um entrelaçamento existencial longo do compositor com o mundo erudito e com o mundo popular, situado entre a sala de espectáculo e o club, matéria essa que nos desafia para um jogo de afinidades electivas dirigidas ao diálogo imprevisível e eterno que Carlos Azevedo acaba por expor na maneira discreta como dá tempo e espaço à interacção – interplay – entre músicos e criação.


Notável é a sua qualidade em encenar sons, audível que fica na riqueza do espectro sonoro celebrado aqui em contexto orquestral. É aí que lhe adivinhamos o miolo selecto das suas memórias, vindas da sua convivência eterna com, entre outros, Gil e Bill Evans, Maria Schneider e até mesmo Debussy.

É daí que resulta o seu charme e sofisticação, assunto que deveria fazer‑nos aceder não apenas ao lado erudito da sua interpretação, mas sobretudo à erótica da sua manifestação sonora contemporânea, se para isso tivermos nós engenho.


Em todo o caso, Carlos Azevedo, assegura‑nos assim que o jazz, afinal de contas, se mantém claramente ilimitado nos seus propósitos.

Maio 2024, Mário Azevedo


Composição e Arranjos

Carlos Azevedo

Direcção Musical

Pedro Guedes

Solista Convidado

Chris Cheek: Saxofone Tenor e Soprano

Madeiras: João Guimarães, João Pedro Brandão, Mário Santos, José Pedro Coelho, Rui Teixeira

Trompetes e Fliscornes: Luís Macedo, Ricardo Formoso, Rogério Ribeiro, Javier Pereiro

Trombones: Daniel Dias, Andreia Santos, Gil Silva, Álvaro Pinto, Gonçalo Dias

Secção Rítmica - Miguel Meirinhos: Piano, André Fernandes: Guitarra, Demian Cabaud: Contrabaixo, Marcos Cavaleiro: Bateria

Gravação e Mistura: Nuno Couto, CARA

Edição: Carlos Azevedo

Masterização: Zé Nando Pimenta, Arda Recorders

Design: Dobra

Fotografia: Miguel Valle de Figueiredo, CCB (capa); Lukas Beck, Wiener Konzerthaus (exterior); Casa da Música (interior)

Texto: Mário Azevedo

Produção: Carlos Azevedo e Pedro Guedes

Produção Executiva: Orquestra Jazz de Matosinhos


CARA 010 · 2024

CD · Digital


ojm.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile