-
FILTERS
·
PORGY & BESS E MILES AHEAD: OJM & PETER EVANS
Pedro Guedes direcção musical
Peter Evans trompete
Na geometria das construções, um triângulo é forma estável e resistente. O número três esconde em si uma espécie de equilíbrio, tão óbvio quanto mágico. Se tudo já tinha parecido perfeito quando recebemos a Orquestra Jazz de Matosinhos com Peter Evans em 2019, agora regressam à Culturgest trazendo Miles Davis, o terceiro vértice deste projeto alucinante que antecipa as comemorações do centenário de uma das figuras mais revolucionárias da história do jazz. Nas partituras encontramos Porgy and Bess e Miles Ahead, de 1959 e 1957, respetivamente, duas obras fora de tempo — de como se recuperou o conceito de big band jazzística, e de como se resgatava a melodia para a improvisação — mas que mexeram até hoje, e para a eternidade, na história da música, dentro e fora do jazz. E ninguém melhor que o extraordinário trompetista Peter Evans para nos fazer sentir que o espírito indomável de Miles ainda habita os nossos dias, sendo o resto do arrojo de Miles Davis e Gil Evans dividido entre um dos mais bravos coletivos de músicos do nosso panorama jazzístico e a liderança do arrojado Pedro Guedes. A esta música iluminada juntem a luz do final de tarde de um dia de verão no jardim.
Jardim da Biblioteca Palácio Galveias
Entrada livre
M/6
·
UMA VIAGEM PELOS TEMPOS DO JAZZ
AS BIG BANDS E O JAZZ MODERNO
Pedro Guedes direcção Musical
De George Russell a Thad Jones, passando por Eddie Sauter, Oliver Nelson, Bob Brookmeyer, Ornette Coleman, Maria Schneider e Carla Bley. A segunda parte de “Uma Viagem Pelos Tempos do Jazz” debruça-se sobre as big bands e o jazz moderno e há muito para contar.
Em palco, a Orquestra Jazz de Matosinhos, conduzida por Pedro Guedes, vai percorrer a época do jazz moderno e contemporâneo, raramente abordada em retrospectivas do género, através da audição, inédita entre nós, de obras para grande orquestra de jazz.
Depois do bem sucedido concerto de 2023 no Teatro Municipal da Covilhã que se debruçou sobre o chamado “período de ouro” das big bands nos EUA, a segunda parte de “Uma Viagem pelos Tempos do Jazz” volta à estrada dia 8 de Fevereiro de 2025.